Para muitas pessoas, o início do novo ano inspira esperanças de autoaperfeiçoamento. As pessoas decidem comer melhor, se exercitar mais, economizar dinheiro e aprender novas habilidades.
Mas pesquisas sugerem que menos de 10% dos norte-americanos mantém suas resoluções durante o ano. Debra Schanck, Terapeuta Licenciada em Casamento e Família, que atua na clínica da Loma Linda University Behavioral Health (Centro de Saúde Comportamental da Universidade de Loma Linda), diz que o sucesso com as resoluções é mais do que possível ao mudarmos nossa abordagem.
Leia também:
Por que as resoluções de Ano Novo falham?
“Bloqueios mentais são uma das maiores razões pelas quais as resoluções falham”, diz Schanck. “Muita gente usa o pensamento do tipo tudo ou nada.” Na saúde comportamental, isso é uma distorção cognitiva, onde qualquer coisa que não seja perfeita é vista como um fracasso.
“As pessoas se saem melhor quando focam no progresso, não na perfeição”, diz Schanck. Se sua meta é cinco treinos por semana e você aumentou de dois para quatro, concentre-se no seu progresso em vez de nas metas não atingidas. O incentivo pode impulsionar a melhoria contínua mais do que a autocrítica.
Outra razão pela qual as resoluções falham é porque às vezes os ambientes não favorecem o sucesso. Schanck recomenda preparar-se para o sucesso adquirindo ou mantendo recursos que ajudem você a alcançar seu objetivo, enquanto remove qualquer obstáculo potencial.
Se sua resolução é comer de forma mais saudável, isso pode significar comprar mais alimentos integrais e eliminar qualquer lanche processado dos armários. Se sua resolução é ler mais, isso pode significar pesquisar e comprar livros que lhe interessem.
Definindo suas resoluções
“A forma como você define seus objetivos é uma das chames mais importantes para o sucesso”, diz Schanck. Ela recomenda a abordagem de metas S.M.A.R.T. (em tradução livre, a palavra "smart" significa inteligente), como uma forma simples, mas eficaz, para manter as resoluções.
S - ESPECÍFICO
Pense exatamente sobre o que você quer alcançar e torne seu objetivo o mais específico possível. Se seu objetivo é comer mais saudável, em vez de “comer mais saudável”, diga “comer mais frutas e vegetais e comer menos fora de casa”.
M - MENSURÁVEL
Torne suas resoluções mensuráveis. Se você está reduzindo as refeições fora de casa, seu objetivo pode ser reduzir as refeições fora de casa de cinco para duas vezes por mês.
A - ACIONÁVEL
Sua resolução deve ser realista e alcançável.
R - RELEVANTE
Seus objetivos devem ter importância para você refletir seus valores. “Seu objetivo precisa vir de você. Não pode ser uma tentativa de agradar os outros”, diz Schanck diz.
T – COM LIMITE DE TEMPO
Defina um prazo para as ações associadas à sua resolução.
Finalmente, seja gentil consigo mesmo: celebre seu progresso, permita-se enfrentar os contratempos e continue avançando em direção à sua resolução.


Comentários
Comentários
Postar um comentário