Ação do Dezembro Laranja garante atendimentos gratuitos no Hospital Adventista Pênfigo

By REDAÇÃO KOAPUN
Table of Contents

     

    Foram realizados atendimentos, diagnóstico, biópsias, procedimentos como crioterapia e pequenas cirurgias para retirada de lesões pré-malignas. (Foto: ASCOM HAP)

    O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil, representando cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Com a chegada do verão, a exposição ao sol aumenta, o que eleva também os riscos da doença quando não há cuidados adequados com a pele.

    De acordo com a dermatologista Camila Tormena, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os principais erros estão relacionados à falta de fotoproteção. “Não usar boné, chapéu ou óculos escuros, além da ausência de proteção física e química, são atitudes comuns. Outro erro é a exposição ao sol em horários de maior incidência dos raios ultravioleta, entre 9h e 16h, especialmente no verão. O Brasil tem clima tropical, com alta incidência de raios solares, o que exige atenção redobrada”, explica.

    Dezembro Laranja

    Durante o mutirão aproximadamente 1.200 pessoas receberam atendimento dermatológico gratuito. (Foto: ASCOM HAP)

    Criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a campanha Dezembro Laranja promove, anualmente, mutirões simultâneos em todo o país com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de pele. Em Campo Grande, a iniciativa acontece há mais de 30 anos e, em 2025, contou com a parceria do Hospital Adventista Pênfigo, que abriu as portas de sua unidade Centro para a realização do Dia “D”.

    1.200 pessoas atendidas

    Médica dermatologista atende paciente idoso durante mutirão no Hospital do Pênfigo. (Foto: ASCOM HAP)

    O mutirão teve início às 7 horas e resultou no atendimento de aproximadamente 1.200 pessoas. Durante a ação, os pacientes passaram por consultas dermatológicas, cirurgias, diagnósticos, e receberam orientações sobre prevenção e cuidados com a pele. Toda a iniciativa teve como foco principal a detecção precoce e a prevenção do câncer de pele.

    A divulgação do atendimento gratuito atraiu pacientes de diversas regiões do Estado. Muitos chegaram ainda de madrugada para garantir atendimento, como o zootecnista Waldemir Poppi. “Soube pela televisão que haveria esse atendimento no Hospital Adventista do Pênfigo e consegui ficar entre os primeiros da fila. Fui muito bem atendido em todos os setores, realizei um pequeno procedimento para retirada de uma lesão e recebi orientações importantes sobre cuidados com a pele. Achei a ação extremamente relevante, principalmente por ser gratuita e beneficiar tantas pessoas que precisam desse tipo de atenção”, relata.

    Cuidado, prevenção e solidariedade
    Para a dermatologista Camila Tormena, que liderou a ação do Dezembro Laranja em 2025, a campanha vai além do atendimento médico. “É uma iniciativa que integra promoção da saúde e solidariedade, com foco na prevenção. Trata-se de uma campanha com propósito de cuidado, união, orientação e, principalmente, de diagnóstico precoce”, conclui.

    REDAÇÃO KOAPUN

    About REDAÇÃO KOAPUN

    Thanks for reading! Check out more articles on the homepage.

    Comments

    Comentários

    Postar um comentário