
Segundo ele, a ideia da empresa é oferecer uma opção rápida e financeiramente bem acessível para quem necessita de conteúdo visual com a qualidade da melhor tecnologia disponível hoje no mercado global. Focada na captação de imagens em cidades ao redor do mundo, a CT Image já tem em seu banco cerca de 30 opções de locais da América do Norte, América do Sul e Europa – Amsterdã, Nova York, Chicago, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Lisboa, Barcelona, Paris, Praga e Londres são algumas das cidades que integram esse leque. Todos os vídeos estão disponíveis no formato digital backlot, que é uma das tecnologias mais difundidas em Hollywood e que permite a inserção de praticamente qualquer elemento em um determinado cenário.
Sem sair de casa
As imagens feitas pelo formato 4K permitem ampliações de até 40%. É possível realizar uma sequência completa de um filme ou um comercial como se estivesse no local captado. “O produto gera uma enorme economia de custo e tempo de quem o adquire”, afirma o cineasta, ressaltando que, com a CT Image, ele vem tentando fazer um tipo de educação dos consumidores (agências, produtoras etc.) sobre a nova tecnologia. “Dentro disso, vamos fazer no ano que vem um festival dirigido a estudantes, que terão à disposição cinco imagens de várias partes do mundo para criar um vídeo (cinco segundos de fundo e mais 10 segundos de making off). Quem vencer ganha uma semana de curso na principal escola de cinema de Nova York”, garante.
Além do formato digital backlot, é possível trabalhar com as tecnologias virtual sets/frontlots (que compõe em primeiro plano um cenário com texturas reais, como plantas, madeira, pedra etc.) e com a Panoramic Photos (ferramenta desenvolvida para aplicações gráficas ou para projetos cenográficos que não necessitem de imagens em movimento).
Endereços
Para ver e adquirir vídeos no formato Digital Backlot, acesse: https://www.ct-image.com
Conheça mais sobre a CT Image e as tendências do mercado em: http://blog.ct-image.com
Para Luciano Bottura, gerente de Comunicação e Marketing da Sony, o desenvolvimento da tecnologia 4K está voltado não somente para o mercado profissional, para a produção de esportes, filmes, séries e novelas, como para o consumidor final, com diversos modelos de televisores 4K, todos produzidos em Manaus. Segundo Bottura, para o consumidor final, o único investimento necessário é comprar um aparelho próprio e, em um futuro próximo, ter a assinatura de conteúdo 4K via fibra óptica ou outro sinal, como satélite, de uma operadora de televisão por assinatura.
» YouTube
O tradicional endereço de vídeos do Google já oferece opções em 4K de forma gratuita. O site, que é a maior biblioteca de vídeos da web, ainda dispõe de um acervo reduzido de vídeos 4K no formato, sendo que o conteúdo pode ser acessado pela maioria dos aparelhos com telas Ultra HD por meio de aplicativos para Smart TVs. Para acessar, é só o usuário fazer uma busca digitando “4K” como palavra-chave, que algumas playlists são disponibilizadas. É importante ressaltar que a resolução máxima do player do YouTube é 2.048p × 1.536p, mas mesmo assim a qualidade dos vídeos é bem superior ao normal.
» Netflix
Quem assina o principal serviço de streaming de conteúdo pago do país encontra também opções em 4K. Algumas produções são próprias do serviço, como documentários e a série House of cards. O Netflix vem, entretanto, aumentando sua oferta, incluido agora no seu acervo, como exemplo, a premiada série Breaking bad. Para assistir aos vídeos em 4K pelo site é necessário, porém, assinar o plano Premium, pois é o que fornece suporte para a reprodução em até quatro telas simultaneamente, sejam de TV, de tablet,
de PC ou de smartphone.
» Vimeo
Um dos grandes concorrentes do YouTube também apresenta opções de vídeos em 4K. O site foca em produção de vídeo profissional por artistas de todos os cantos do mundo e, por isso, a quantidade de vídeos na resolução Ultra HD chega a ser maior do que a do YouTube. Da mesma forma que no site do Google, para encontrar conteúdos basta fazer uma busca digitando “4K” que, instantaneamente, uma grande lista de vídeos é exibida. O usuário pode ainda organizá-la de acordo com data, curtidas (likes), duração e popularidade, como também por ordem alfabética.
» Pond5
Com sede nos Estados Unidos e com versão em português, que permite a usuários do mundo inteiro adquirirem vídeos em 4K para utilização em diversos tipos de produção profissional (como campanhas publicitárias, filmes e outros projetos digitais), o Pond5 oferece conteúdos de todo tipo, até mesmo de paisagens brasileiras feitas de forma imersiva pela produtora CT Image. Depois de criar uma conta no Pond5, basta ao usuário explorar a galeria de opções em 4K disponível no site para assistir ao vídeo numa tela Ultra HD ou então comprar o conteúdo que lhe convier.
Uma imagem com nível de qualidade muito acima das conhecidas até então, até mesmo nas mais avançadas telas de cinema. Isso é o que propõe a tecnologia 4K, cuja resolução de captação e de exibição de imagem é de impressionantes 4.096p x 2.160p (a Full HD é de 1.920p x 1.080p). Isso significa que há uma compressão de 8 milhões de pixels em uma única imagem. Claro que isso possibilita a existência de telas ainda mais amplas sem que haja qualquer tipo de perda visível na resolução das imagens.